Tecnociência foi o tema da palestra magna

14/04/2015

 

A comunidade acadêmica lotou o Ginásio II do Campus para acompanhar a abertura oficial do V Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí. Estudantes, pesquisadores e lideranças regionais prestigiaram o evento, que iniciou com uma apresentação musical do jovem talento Jonathan Girotto. Na sequência, a reitora da Universidade de Cruz Alta Patrícia Bianchi exaltou em seu pronunciamento o crescimento gradativo do Fórum. “Contaremos, ao longo destes cinco dias, com autoridades políticas e científicas renomadas, e o evento já é sucesso em termos de participação e produção científica”, comentou. 

 

Acompanhando o tema central da quinta edição do Fórum (Inovação tecnológica e sustentabilidade: desafios e perspectivas), a palestra magna abordou o Empreendedorismo sustentável na civilização tecnocientífica. O ministrante foi o professor Celso Candido de Azambuja, docente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutor em Psicologia e autor de três livros, Azambuja possui experiência nas áreas de tecnologia, humanidades e educação.

 

Seguindo uma linha bastante teórica em sua apresentação, o pesquisador contextualizou a tecnociência, que perfilha o conhecimento social sustentado por redes não-humanas. Azambuja defende que a teoria tornou-se a base do atual modelo de produção. “A tecnociência contemporânea tem um caráter revolucionário e espetacular”, definiu.

 

Paralelamente à palestra, aconteceu a exposição da mostra fotográfia Mosaico de Olhares, promovida pelo curso de Jornalismo e pelo Núcleo de Conexões Artístico-Culturais (Nucart) da Unicruz, e o lançamento do livro Fundamentos de uma Ética para o Século XXI, organizado pelas docentes da Insitiuição Angelita Woltmann, Ieda Linck e Vanessa Neubauer.

 

A programação do Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí segue hoje (14) à tarde com um encontro do programa Pedagogia Universitária. Às 17h30min, terá início a Feira de Economia Solidária, no estacionamento em frente a Prédio 11 do Campus. À noite, a partir das 19h, estudos serão socializados durante a III Mostra Científica do Fórum.

Please reload

Postagens em Destaque

Namastê! Palestra sobre conscientização e leitura da Carta de Intenções encerram Fórum

June 10, 2019

1/10
Please reload

Postagens Recentes
Please reload