III Encontro Regional de Catadores reúne representantes de dez cidades

16/04/2015

 A programação do V Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí reservou uma atividade direcionada para catadores de resíduos sólidos. O III Encontro Regional de Catadores reuniu na tarde de hoje (15), no Salão Nobre do Campus, representantes de 10 municípios do Rio Grande do Sul. Mais do que ouvintes, a categoria teve participação ativa durante o evento. O cerimonial foi conduzido por Thiago Dias e Dirce Budke, trabalhadores atuantes no projeto Profissão Catador, proponente do Encontro.

 

Dois convidados externos demonstraram iniciativas e avanços no trabalho da categoria. O coordenador geral da Cooperativa de Trabalho Amigas e Amigos Solidários (Cooarlas) de Canoas, Clóvis Eduardo da Silva, demonstrou o funcionamento da entidade. A unidade possui convênio com a Prefeitura local e promove a coleta seletiva, a triagem, o transporte e a comercialização de materiais recicláveis. Criada como associação em 1999, a Cooarlas foi transformada em cooperativa há cinco anos e conta com a atuação de 32 catadores canoenses.

 

Os avanços reivindicados pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) foram explanados pelo militante Fagner Jandrey. O convidado defende a reciclagem popular, um modelo do processo baseado na distribuição igualitária do que é gerado em termos de riqueza, do poder e do conhecimento. A mobilização sugere a reformulação na cadeia produtiva dos resíduos, melhorando a condição de vida de trabalhadores e aprimorando a organização de associações de catadores. “O Movimento levantou essa luta para acabar com a desigualdade social. Queremos uma reforma”, comentou Jandrey.

Please reload

Postagens em Destaque

Namastê! Palestra sobre conscientização e leitura da Carta de Intenções encerram Fórum

June 10, 2019

1/10
Please reload

Postagens Recentes
Please reload