Encontro de Catadores é destaque na programação do Fórum de Sustentabilidade

05/09/2017

Nos próximos dias 18 e 19 de setembro, a Unicruz vai sediar a quarta edição do Encontro Regional de Catadores. O evento faz parte da programação do VI Fórum de Sustentabilidade do COREDE Alto Jacuí e deverá reunir representantes de associações de vários municípios gaúchos. Na última edição, realizada em 2015, dez municípios estiveram presentes. O objetivo é discutir temas relacionados ao trabalho da catação de resíduos sólidos e trocar experiências, fortalecendo a relação entre os grupos das diferentes cidades.

 

 

Temas como associativismo, implantação de processos de coleta seletiva nos municípios, dificuldades e desafios encontrados pelos trabalhadores no dia a dia são debatidos em momentos como esse. Um espaço necessário à formação política dos trabalhadores. “No projeto Profissão Catador, entendemos a formação política como parte do processo de organização desses trabalhadores. E essa formação se dá no cotidiano do trabalho, nas negociações que ocorrem com o poder público, nas discussões internas entre os trabalhadores na associação, mas também na criação de um momento específico pra isso, como o evento que irá acontecer no Fórum de Sustentabilidade”, ressalta da coordenadora da Inatecsocial da Unicruz, professora Isadora Cadore Virgolin.

 

Por ser regional, o Encontro de Catadores se torna um momento único, já que os trabalhadores tem a oportunidade de conhecer as vivências e desafios em diferentes cidades, o que contribui para aprimorar o processo em cada local. Como frisa a professora Isadora, “existe uma grande possibilidade de troca com relação à experiência que os trabalhadores vêm desenvolvendo e os avanços que vem conseguindo alcançar no decorrer desse tempo. Então, o encontro permite o alinhamento de algumas ações estratégicas de forma conjunta no âmbito regional, o que amplia as possibilidades no que diz respeito ao trabalho dos catadores de materiais recicláveis”.

 

O IV Encontro Regional de Catadores abrirá a programação do Fórum de Sustentabilidade, sendo realizado à tarde no Miniauditório do Campus da Unicruz.

Please reload

Postagens em Destaque

Namastê! Palestra sobre conscientização e leitura da Carta de Intenções encerram Fórum

June 10, 2019

1/10
Please reload

Postagens Recentes
Please reload