Oficinas promovem conhecimentos interdisciplinares para professores

15/09/2017

Cada vez mais a sociedade precisa de informações para compreender melhor a sua relação com o dever de ter consciência ambiental. Só assim se torna capaz de criticar, questionar, e ampliar sua participação na construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável. Nesta perspectiva a sexta edição do Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí vem debater a sustentabilidade e o desenvolvimento. Com a temática “Cidades Sustentáveis”, busca harmonizar alguns processos, para que haja melhoria da qualidade de vida em cada região.

 

Uma das principais atividades do evento são os três minicursos e a oficina que serão oferecidos durante nos dias 19 e 21 de setembro, voltados aos professores dos ensinos fundamental e médio. Todos serão no período da tarde, com os mais variados temas, trazendo a temática da sustentabilidade para as diferentes áreas do conhecimento.

 

 

Temáticas abordadas

 

Considerando a importância de contar histórias nas diversas fases do desenvolvimento humano, o minicurso ''Narrativas Encantadas'', busca mergulhar na magia e no encantamento das histórias infantis. Assim, possibilita às crianças vivenciarem o conto de fadas enquanto ouvintes participativos das narrativas.

 

Já no minicurso ''Filtrando Ideias'', o objetivo é explorar conceitos de matemática e ciências naturais, através da confecção de meios filtrantes. O propósito desses meios é facilitar a relação de ensino-aprendizagem sobre educação ambiental e sanitária. A partir da confecção dos filtros, serão trabalhados conceitos pela identificação de processos químicos naturais e antrópicos de uma maneira lúdica e simplificada.

 

O terceiro minicurso é um projeto da assessoria pedagógica da Unicruz, que vai apresentar a “Engenhoteca - Laboratório de Ideias” criada por eles. Também serão oferecidas duas oficinas sobre estratégias de ensino interdisciplinares envolvendo ciências e matemática do ensino fundamental.

 

O evento ainda terá a ''Oficina de Libras'', que promove o acesso e o conhecimento em linhas gerais, da base teórica e prática da cultura surda e da língua brasileira de sinais. Além de prover um espaço de acolhimento e sensibilização para as nuances da cultura e comunicação dos surdos, vem fomentar o interesse pela apropriação da Libras e possibilitar o aprendizado e a internalização dos aspectos básicos da linguagem de sinais. Na prática, isso acaba intensificando o trabalho direcionado à acessibilidade e inclusão.

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