Catadores da região se encontram no Fórum de Sustentabilidade

20/09/2017

O Fórum de Sustentabilidade foi pensado de forma a integrar os municípios da região, que devem crescer juntos através dos debates e formações - e com o IV Encontro Regional de Catadores não poderia ser diferente. Hoje (19), profissionais de quatro cidades se juntaram aos de Cruz Alta para mais uma tarde de formação. Participaram catadores e Ibirubá, Tupanciretã, Ijuí e Giruá.

 

 

 

 

 

Assim como ontem (18), os trabalhadores puderam aproveitar os conhecimentos do pessoal da Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), Francisco Marcos Ferreira - Educador Social - e Douglas Filgueiras de Lima - Assessor de Projetos. Francisco explicou que o foco da formação é a cadeia produtiva de negócios dentro da perspectiva do pós consumo, principalmente sobre Logística Reversa.

 

Com essa aula, os visitantes esperam que os catadores da região consigam se perceber dentro desse ciclo - nas palavras de Ferreira, “se percebam como um elo nessa cadeia”, mas não só isso, como “consigam também avançar dentro da cadeia”. Empoderando os catadores, esperam facilitar para que eles possam vender seus materiais direto às indústrias, sem intermediário. “Isso traz mais renda para eles e garante a destinação correta do lixo”, aponta o educador.

 

 

 

A professora Isadora Virgolin, uma das coordenadoras da Inatecsocial e do projeto Profissão Catador, relembra que o Encontro Regional de Catadores sempre acontece junto do Fórum. “A ideia é criar um espaço de formação e que nesse aspecto possam refletir, discutindo questões relacionadas ao trabalho da catação”, explica. “Também é importante discutir sobre o trabalho associativo, as dificuldades e potencialidades desse trabalho e, claro, o papel do catador dentro da cadeia, além da importância desse papel.”

 

 

 

A iniciativa é sempre muito bem vinda pelos catadores, o que já torna o evento tradicional durante o Fórum. Rosenei da Cruz, de Tupanciretã, comenta que vale muito a pena participar do Encontro. O principal para ela é o aprendizado. Rose diz que é uma formação muito completa, com bastante conteúdo para os catadores. Nara Cristina Ferreira, de Ibirubá, comenta que esse encontro é bastante efetivo para trazer os conhecimentos para perto dos profissionais. Segundo ela, como todos podem vir pessoalmente para Cruz Alta, recebem as novidades em primeira mão, e não através dos representantes que vão a viagens mais distantes.

 

Essa tarde de atividades encerrou o Encontro, mas o Fórum, apesar da pausa para o feriado, segue até sexta-feira.

Please reload

Postagens em Destaque

Namastê! Palestra sobre conscientização e leitura da Carta de Intenções encerram Fórum

June 10, 2019

1/10
Please reload

Postagens Recentes
Please reload