Encontro de Líderes realiza planejamento estratégico durante o VI Fórum de Sustentabilidade

20/09/2017

A segunda noite do VI Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí promoveu oficialmente um encontro entre líderes da região. Na noite anterior eles também estiveram presentes acompanhando a palestra do ecoteólogo Leonardo Boff, porém, neste 19 de setembro, o debate foi mediado pelo prefeito de Cruz Alta, Vilson Roberto, onde os debatedores foram o Diretor de Inovação e Fontes Alternativas da Secretaria de Minas e Energia do RS, Carlos Augusto Almeida, e o Diretor Presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser.

 

Após os pronunciamentos da Reitora, Patrícia Bianchi, da Presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta, Enedina Teixeira, bem como do Presidente do Corede Alto Jacuí, Roberto Vissoto, foi iniciado o debate entre os líderes, que apresentaram suas impressões sobre o momento atual e também o planejamento para o futuro.

 

 

 

O Diretor Presidente da Corsan, Flávio Presser, discursou que “a água não é só mais um problema local, e que os efeitos das mudanças climáticas se fazem possíveis. Sendo assim, devemos esperar o inesperado quando se trata de crise hídrica”. Em uma síntese rápida de assuntos, ele ressaltou que existem formas de evitar uma crise hídrica, utilizando medidas de proteção ambiental, principalmente fazendo o uso dos recursos de forma eficiente, planejando de forma integrada a infraestrutura. Uma das ferramentas propostas trata do pagamento por serviços ambientais para preservar as fontes de água, identificando ainda os territórios críticos em temas hídricos, fazendo com que se estabeleça um cenário e uma solução aplicada.

 

 

 

Carlos Augusto Almeida, Diretor de Inovação e Fontes Alternativas da Secretaria de Minas e Energia do RS, destacou em sua fala que é o momento de valorizar as energias renováveis, com a autonomia na geração de energia, redução dos impactos da crise no setor, e também dispondo de uma matriz energética mais limpa e diversificada. Chamou atenção para o cenário elétrico estadual, deixando claro que a energia solar e de biomassa são potenciais ainda em estudo.

 

Finalizando a noite, a comunidade local pôde realizar questionamentos acerca dos projetos apresentados, ampliando ainda mais o debate. A programação do VI Fórum de Sustentabilidade segue na próxima quinta-feira, dia 21, com a escrita da carta de intenções, sendo este um momento fundamental, fruto dos debates realizados no evento, constituindo-se num compromisso regional de implementação de práticas e ações nos municípios do Corede Alto Jacuí.

Please reload

Postagens em Destaque

Namastê! Palestra sobre conscientização e leitura da Carta de Intenções encerram Fórum

June 10, 2019

1/10
Please reload

Postagens Recentes
Please reload