Professores da rede municipal participam de minicursos com ideias para desenvolver em sala de aula

20/09/2017

A programação do Fórum de Sustentabilidade contempla os diferentes públicos que participam do evento. Aos professores da rede municipal de educação, na tarde desta terça-feira, dia 19, foram oferecidos dois minicursos na Casa de Cultura Justino Martins.

 

 

 

Apresentado pelo professor Rodrigo Salazar, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unicruz, o primeiro minicurso foi denominado “Filtrando Ideias”. O objetivo foi explorar conceitos fundamentados de matemática e ciências naturais pela concepção de meios filtrantes, com o propósito de dinamizar a relação de ensino-aprendizagem no que tange os aspectos de educação ambiental e sanitária. A partir da confecção dos filtros e da explicação dos conceitos, o professor trabalhou de forma simples e lúdica.

 

Segundo ele, a importância está não só dos aspectos políticos, em que se trabalha a questão do saneamento de água, mas também em “despertar o interesse no aspecto tecnológico, principalmente os sistemas simplificados e otimizados em larga escala na indústria, para que possam ser trabalhados conceitos elementares de matemática, física e química ou de ciências da natureza. Isso permite pensar em soluções técnicas para o melhor conforto de todos”.

 

 

 

Já o segundo minicurso apresentado pelas professoras Luciana Castro, da Unicruz, e Nara Medeiros, de Tupanciretã, foi o de “Narrativas Encantadas”. Considerando a importância de contar histórias nas diversas fases do desenvolvimento humano, elas buscaram demonstrar possibilidades de causar um maior encantamento com as histórias infantis através de técnicas pedagógicas, possibilitando as crianças vivenciarem o conto de fadas enquanto ouvintes participativos das narrativas.

 

Segundo a professora Luciana, “98% das atividades com os alunos são dentro da sala de aula, é preciso novas formas de aprendizagem, como ao contar uma história, por exemplo, deve-se provocar expectativas, internalizar personagens e abusar do uso de sons e gestos”. A oficina permitiu aos professores uma reflexão sobre suas práticas pedagógicas e sobre a necessidade de renovação constante dos processos de ensino-aprendizagem.

 

 

 

A programação do VI Fórum de Sustentabilidade Corede Alto Jacuí segue com atividades no campus da Unicruz e também na Casa de Cultura de Cruz Alta. Na quinta-feira haverão mais dois minicursos: “Engenhoteca - Laboratório de ideias” e “Libras: Eu também quero!”.

 

Please reload

Postagens em Destaque

Namastê! Palestra sobre conscientização e leitura da Carta de Intenções encerram Fórum

June 10, 2019

1/10
Please reload

Postagens Recentes
Please reload