Carta de Intenções é um dos marcos do Fórum da Sustentabilidade

20/05/2019

 

 

O 7° Fórum da Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí, promovido pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz) ocorre de 4 a 7 de junho em Cruz Alta. A tradição desde a sua primeira edição é ratificar os debates e discussões que ocorrem durante os dias do evento com uma carta de intenções que funciona como uma opinião coletiva dos participantes sobre os temas abordados.  Ao final de cada evento a carta é  lida e aprovada pelos participantes como um compromisso com a sustentabilidade e com o desenvolvimento regional.

 

Quem explica a dinâmica da carta é a professora Isadora Wayhs Cadore Virgolin, uma das coordenadoras do Fórum da Sustentabilidade. “Desde a sua primeira edição os participantes do Fórum da Sustentabilidade elaboram uma Carta de Intenções em parceria com o Poder Público e as comunidades regionais. Nesta carta são pactuados compromissos que abordam o tema discutido em cada edição do Fórum”.   Segundo a professora a forma de construção do documento também é pensada e construída em uma perspectiva participativa.  “A carta de intenções é discutida de uma forma participativa envolvendo diversos atores. Desde o ano passado a carta é elaborada com uma dinâmica que conta com a participação dos discentes da universidade que são oriundos de diversos municípios da região, garantindo assim um olhar amplo e regionalizado sobre o tema discutido em cada edição” explica.

 

 


No histórico das edições anteriores do Fórum da Sustentabilidade, temas como recursos hídricos, resíduos sólidos, economia solidária, responsabilidade social e inovação tecnológica ganharam destaque e reflexão. O resultado de tanta discussão sintetizado em um documento final colaboraram com a adoção de diversas ações e iniciativas tanto no campo da educação como nas políticas públicas nos municípios do Alto Jacuí.

 

 

 

Além do olhar dos acadêmicos da graduação e outros atores e entidades, na elaboração do documento base, na edição deste ano, a responsabilidade pela metodologia e pela condução do processo participativo de elaboração da Carta de Intenções será dos Mestrados em Desenvolvimento Rural e Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz. É o conhecimento científico a serviço do desenvolvimento regional sustentável. “ Depois de toda essa construção participativa do conteúdo da Carta de Intenções, todos os participantes do Fórum aprovam o texto  que se propõe a oportunizar a discussão desses eixos no contexto da sustentabilidade em todas as suas dimensões, com oportunidades para a promoção de inclusão social, do desenvolvimento humano e da melhoria da qualidade de vida das pessoas” finaliza a professora Isadora

 

Texto: Cristiano Lopes - Agência Experimental de Comunicação Eureka

Fotos: arquivo VI Fórum de Sustentabilidade

 

.

Please reload

Postagens em Destaque

Namastê! Palestra sobre conscientização e leitura da Carta de Intenções encerram Fórum

June 10, 2019

1/10
Please reload

Postagens Recentes
Please reload