Resíduos industriais e a sustentabilidade

24/05/2019

Sustentabilidade e preservação ambiental são temas cada vez mais discutidos no dia a dia. A busca de atitudes mais sustentáveis é uma reação necessária e um desafio tanto para a academia quanto para a sociedade civil.  Um dos espaços de debate consolidado na região para discutir a sustentabilidade em todas as suas nuances é o Fórum da Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí. Este ano, o evento vai ser de 4 a 7 de junho, em Cruz Alta. Em sua sétima edição a pauta sustentável chega à mesa de líderes de empresas e indústrias com a discussão dos resíduos industriais e os seus impactos ambientais, econômicos e sociais.

 

Para a professora Raquel Camera, do curso de Engenharia Ambiental da Unicruz, que é mestre em Desenvolvimento Rural e professora colaboradora do Fórum, o tema surge da necessidade de debater o esgotamento e contaminação de nossos recursos naturais, cada vez mais apontados em pesquisas e estudos sobre a saúde do planeta. “A crescente geração de resíduos industriais e destinação final incorreta deles é um dos fatores decorrentes das atividades produtivas, que resultam no acúmulo de poluentes acima da capacidade de absorção da natureza”, diz. Para a professora, estamos gerando muita poluição, que consequentemente impacta na qualidade de vida e no ecossistema. “Estamos causando danos à saúde humana e a qualidade do meio ambiente em uma dimensão local, regional e global, por isso é de extrema importância o debate da utilização de inovação tecnológica como método de auxiliar a organização, com novos mercados e competitividade industrial, visando um meio para aliar crescimento econômico e preservação ambiental”, argumenta.

 

 

O resíduo industrial consiste de sobras da produção, muitas vezes com composição mista, a qual não podemos descartar sem um controle específico, devido aos impactos negativos que podem causar. A discussão sobre esse tipo de material e o seu manuseio correto estará presente em diversos momentos do Fórum. “A temática específica dos resíduos industriais será abordada no encontro de catadores, que trabalham diretamente com resíduos; nas oficinas temáticas sobre resíduos líquidos, economia circular e produção mais limpa; na apresentação de um case onde uma indústria da região mostrará como realiza a gestão de seus dos resíduos. Além disso, teremos também profissionais na área do Direito Ambiental que farão uma explanação a representantes das prefeituras municipais sobre a legislação ambiental relacionada aos resíduos industriais”, destaca a professora.

 

É fato que para garantir que tenhamos acesso a todos os tipos de bens de consumo, as indústrias e empresas precisam usar recursos que são potencialmente poluentes. A instalação de uma fábrica em um espaço que antes era apenas campo, por exemplo, traz resultados contrastantes: ao mesmo tempo em que causa impactos ambientais, também gera empregos e contribui para o desenvolvimento econômico.  Talvez os casos mais famosos em que esta conta não deu certo foram das barragens. Aliar o desenvolvimento econômico à questão da sustentabilidade é urgente. Esse efeito é necessário para que a sociedade possa continuar usufruindo de todos os produtos que fazem parte do dia a dia: dos alimentos à água até eletrônicos e roupas, praticamente tudo passa por um processo de industrialização.

 

Em nossa região, o cenário não é diferente, a geração de resíduos está sempre presente. De acordo com o porte da empresa, a geração pode ser em maior ou menor escala.  O resíduo na indústria é considerado um problema, pela falta de espaço para acondicionar. A empresa está passível de autuação se o gerenciamento ocorrer de forma incorreta, e ainda acarreta em custos por desperdício de matéria prima e da necessidade de contratar outra empresa que destine o resíduo ao descarte correto. 

 

Texto: Cristiano Lopes - Agência Experimental de Comunicação Eureka

Foto: disponível na internet - http://blog.homyquimica.com.br

Please reload

Postagens em Destaque

Namastê! Palestra sobre conscientização e leitura da Carta de Intenções encerram Fórum

June 10, 2019

1/10
Please reload

Postagens Recentes
Please reload