Economia Circular foi um dos temas das oficinas no Campus

05/06/2019

O VII Fórum de Sustentabilidade chegou ao segundo dia trazendo atividades voltadas à produção de resíduos industriais, uma temática que interessa, não só a empresas, como também a comunidade de forma geral. Na tarde de quarta-feira (5), a Universidade de Cruz Alta realizou três oficinas que abordaram temas relacionados aos cuidados com o descarte de resíduos gerados a partir da produção de bens e serviços.

 

O objetivo principal das oficinas foi a apresentação de conceitos como a Economia Circular, que se denomina um ciclo de desenvolvimento positivo contínuo que preserva e aprimora o capital natural, além de otimizar a produção de recursos e minimizar riscos sistêmicos, através da administração de estoques finitos e fluxos renováveis.

 

 

 

A Economia Circular vem como quebra de paradigmas, trazendo em seu objetivo a ideia de um maior aproveitamento de componentes e materiais, aumentando sua utilidade e diminuindo custos na produção. A oficina ministrada pelo professor Gil Eduardo Guimarães, trouxe aos presentes um momento de reflexão em vista dos inúmeros problemas ambientais que as redes industriais possuem em sua administração de resíduos.

 

Em todo o planeta terra, cerca de 2,12 bilhões de toneladas de lixo são despejadas todos os anos. Somente na cidade de São Paulo, por exemplo, são gerados, em média, 20 mil toneladas de lixo diariamente, dessas, 12 mil toneladas são de resíduos domiciliares. Para se defrontar com tais questões, faz-se necessário abordar conceitos e estratégias que deverão nortear políticas públicas na perspectiva de novos padrões de produção e consumo.

 

Texto e fotos: Deivson Fernandes

Agência Experimental de Comunicação Eureka

Please reload

Postagens em Destaque

Namastê! Palestra sobre conscientização e leitura da Carta de Intenções encerram Fórum

June 10, 2019

1/10
Please reload

Postagens Recentes
Please reload